Homem Roupa CarnavalA origem do samba veio com os negros para o Brasil, numa espécie de estilo chamado jongo, trazido por negros da etnia Bantu que residiam na região Congo-Angola.

Acredita-se que o jongo é um dos estilos precursores do samba carioca. Estes, dançavam nas senzalas, nas fazendas, inicialmente na Bahia e depois na região sudeste do país. A dança era permitida nos dias santos católicos pelos senhores de escravos para que os negros pudesse se acalmar e diminuir o risco de revoltas.

Com o significado místico, o jongo era uma forma dos negros homenagearem as almas de seus antepassados. A música era formada por batidas de pés e instrumentos de percussão. Inicialmente, o Rio de Janeiro, o Maranhão e a Bahia foram os estados que ajudaram a espalhar o ritmo.

Outro estilo de samba é o samba de roda, onde os dançarinos fazem círculos com movimentos livres. Teria surgido na África, chegando ao Brasil na época da escravidão. Estados como Bahia e Rio de Janeiro são um dos que mais apreciam esse estilo. Além de dança, o samba também é um gênero musical.

Escolas de Samba do Rio de Janeiro

Apenas após 1940, o samba foi reconhecido como uma dança típica do Brasil. Ele é um dos ritmos que fazem sucesso no carnaval, vemos isso nos famosos desfiles das escolas de samba do Rio. Os instrumentos utilizados para dançar samba são os de corda, tais como cavaquinho e violão e também de percussão como surdos, pandeiro e tambores. Outros instrumentos fazem parte da música, dando origem a estilos variados.

Inclusive, no Rio de Janeiro foi construído o complexo de arte e entretenimento das Escolas de Samba, chamado Cidade do Samba, localizado na Zona Portuária do Rio e ideal para quem deseja ver carros alegóricos, fantasias e muita alegria em qualquer dia do ano.

Tipos de Samba

Os tipos de samba, se confundem com a dança e o estilo da música, pois cada passo encenado é acompanhado de frases marcantes que fazem parte do repertório das músicas de samba.

  • Samba de Gafieira: seu surgimento aconteceu no Rio de Janeiro, na década de 40, e é um ritmo tocado com trompetes, saxofones e trombones. Pode ser dançado, sendo uma de suas principais características o jeito malandro, protetor e elegante do dançarino com a sua parceira. Ele é dançado com os pés em paralelo, deslocando-os para cima e para baixo. Para dançar, utiliza-se músicas de samba choro e o samba de breque.
  • Samba no Pé (samba de carnaval): é um estilo de samba que pode ser executado sozinho, e o dançarino desliza graciosamente com seus pés com muito molejo. Um exemplo desse estilo pode ser visto com a dança do mestre-sala (homem) e a passista (mulher). As músicas ideais para dançar são aquelas produzidas com samba enredo ou marcha de carnaval.
  • Samba Rock: com a presença de guitarra para compor a música é uma dança social. Um dos principais intérpretes é Jorge Bem Jor. É o samba que surgiu com os frequentadores de bailes e salões, em São Paulo, no final da década de 60.
  • Samba Pagode: é um tipo de dança de salão que surgiu em São Paulo, na década de 70, com leves deslocamentos nos passos, pode-se dançar a dois. Já como gênero musical, o pagode é tocado com instrumentos musicais como banjo, tantan e repique de mão. Com uma temática romântica e engraçada tem como exemplo, grupos como Raça Negra, Fundo de Quintal, Travessos, Sorriso Maroto, Thiaguinho, etc.
  • Samba de Roda: É o samba raiz, tradicionalmente produzido no Brasil. Inclusive, foi considerado patrimônio da humanidade, pela Unesco. Os primeiros indícios desse tipo de samba foi realizado na Bahia aproximadamente em 1860. A partir daí, pouco depois, no Rio de Janeiro. Os dançarinos começam devagar e depois avançam, repetindo os passos com o refrão. Muitas músicas tinham versos que falavam sobre a história dos africanos.
  • Samba Reggae (Axé Dance): é um estilo musical e também uma dança típica baiana. Formada por batidas latinas e instrumentos para tocar samba. É um estilo que pode ser encontrado nas músicas de Daniela Mercury, Olodum, Timbadala, Araketu, por exemplo.
  • Sambra de Breque: são frases faladas no meio da música que dão ar de graça. Foi entrando em desuso por causa dos outros tipos de samba que surgiram. Esse estilo é encontrado em músicas de Moreira da Silva e Germano Mathias.
  • Samba Enredo: é um gênero musical criado na década de 1930 para complementar os desfiles das escolas de samba. Pode ser cantada por uma ou mais pessoas ao som do cavaquinho e da bateria. Geralmente, é retratada uma história, uma biografia ou acontecimentos da literatura. Exemplo de cantores desse estilo são: Neguinho da Beija Flor, Jamelão, etc.
  • Samba Canção: ritmo musical da década de 1930 que sofreu influência do bolero e é tocado lentamente onde o sambista retrata um romance que se tornou trágico.
  • Marcha de Carnaval: é própria para o carnaval. As músicas de Chiquinha Gonzaga são um ótimas para dançá-la.
  • Samba Internacional: estilo de dança que sofreu adaptações para ser dançado em concursos pelo mundo. Originou-se no Brasil, no século XX e foi influenciado pelo maxixe.
  • Samba de Partido Alto: consiste em uma música tocada, batendo no pandeiro com a palma da mão. São utilizados instrumentos de percussão com violão ou cavaquinho. Geralmente, os versos são improvisados e retratam a vida cotidiana dos morros. Ex.: Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, João Rodrigues de Souza (João da Gente), Jair do Cavaquinho, Arlindo Cruz, Dudu Nobre, etc.
  • Sambalanço (Samba de Balanço): o sambalanço surgiu nas boates do Rio e São Paulo, nos anos 50. Com leve influência da bossa nova e do jazz. Um dos principais representantes é o Jorge Ben Jor.
  • Samba Funk: é a união do samba com o funk americano. Foi criado na década de 60 por Don Salvador e seu grupo chamado Abolição. Outro artista famoso que cantava música neste estilo era Tim Maia.