As festas populares, também conhecidas como manifestações populares ou festas típicas, que abrangem uma determinada região ou país, geralmente realizadas com o apoio e incentivo do governo local, são baseadas em costumes e na tradição cultural de um povo.
No Brasil, essas festas acontecem de janeiro a janeiro, de norte a sul do país, com muitas atrações culturais, pessoas trajando roupas típicas, muitos quitutes, danças folclóricas e música regional.
Festa comemorada em diversas regiões brasileiras e que faz parte do folclore. Se estende do dia 24 de dezembro até 06 de janeiro. Representa a visita que o menino jesus recebe dos três reis magos Melchior, Baltasar e Gaspar, um dia após seu nascimento.
Donos de casas recebem os integrantes da folia de reis, que executam modas de viola e danças como a catire e o cateretê.
Festa tradcional do Estado da Bahia, que ocorre desde o ano de 1974. Na segunda quinta-feira de janeiro, mulheres trajadas de baianas do candomblé, em sinal de purificação, lavavam o chão da Igreja do Bonfim com água de cheiro. Atualmente, apenas molham a escadaria pelo lado de fora. As baianas seguem em procissão da Igreja de Conceição da Praia, até o Bonfim, cerca de 8 km. Quem segue a passeata, costuma se vestir de branco, pois é a cor representante de Oxalá.
O Carnaval é uma das festas de maior repercussão no mundo todo, atraindo turistas de todas as partes. De acordo com a história do carnaval, suas raízes não são brasileiras e remontam períodos da antiguidade na Grécia.
Fantasias, desfiles das Escolas de Samba, sambas-enredo e marchinhas, bailes, trios elétricos, blocos de carnaval, dentre outros, são as principais atrações para carnavalescos. No Brasil, as festividades se estendem desde o típico frevo da cidade de Olinda, do axé na Bahia, aos desfiles das escolas de samba do Rio, São Paulo e outras cidades.
Promovida pela Igreja Católica, a Festa do Divino tem suas origens em Portugal, no séc. XIV. Acontece em diversos estados brasileiros, como Goiás, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, onde se celebra e representa a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Virgem Maria.
Dependendo do local onde é comemorada, há manifestações folclóricas, missas, procissões, novenas, apresentações artísticas e representação teatral.
De origem portuguesa, essa é a festividade mais característica do mês de junho, indo do dia 12 (véspera do dia de Santo Antônio), se concentrando entre os dias 23 e 24 (dia de São João) e terminando lá pelo dia 29 (dia de São Pedro).
Barraquinhas com comidas típicas como pamonha, canjica, pé de moleque, além de decoração com bandeirinhas e fogueiras. Danças típicas como a quadrilha, forró e casamentos caipiras fazem parte das atrações da festa junina, muito presente no nordeste e em outras regiões brasileiras também.
Celebrada no Maranhão, a festa popular do Bumba Meu Boi, também conhecida como Boi-Bumbá, é tradição desde o séc. XVIII e conta a lenda da ressurreição do boi mais bonito de uma fazenda, morto para satisfazer o desejo de uma grávida em comer sua língua.
As principais atrações dessa festa típica são as danças, encenações de personagens da lenda e músicas típicas.
Mesma celebração da festa do bumba-meu-boi, só que na cidade de Paritins, no Amazonas. Entretanto, esta possui mais destaque e repercussão, pois é a maior de todas, capaz de reunir mais de 50 mil pessoas.
O Bumba meu Boi de Paritins é uma apresentação do duelo entre as agremiações do Boi Garantido (o coração vermelho) e a do Boi Garantido (a estrela azul). As equipes contam com mais de 3 mil pessoas cada e contam histórias durante a representação. Ritmistas cantam e tocam toadas, música típica da festa, com letras e mitos da floresta amazônica. A premiação do melhor boi ocorre no Bumbódromo. A festa atrai turistas de todos os cantos do país e também do exterior.
Presente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná e Goiás, a cavalhadas é uma festa de origem portuguesa, introduzida no Brasil pelos padres jesuítas na época da catequização dos índios. A festa reproduz os torneios medievais do séc. VI. As atrações da cavalhada incluem desfile de cavalos, corridas de cavaleiros realizadas em espaços como parques, descampados ou praças.
A Festa de Congado (do congo ou congada), de origem africana e tradicionalmente mineira, é uma manifestação cultural e religiosa, que representa a lenda do Chico-Rei - rei de uma tribo no congo, trazido para o Brasil na época da escravidão. As atrações do congado incluem muitas danças, cantos, coroações e cavalgadas.
Procissão católica que ocorre na cidade de Belém do Pará, com a presença de milhares de devotos e romeiros vindos de diversas regiões brasileiras. O Círio de Nazaré ocorre há mais de dois séculos e tem o objetivo de homenagear Nossa Senhora de Nazaré.
A Oktoberfest é uma festa de origem alemã (1810), conhecida também como a festa a cerveja, que ocorre na cidade Blumenau, em Santa Catarina. A Oktoberfest é uma reprodução da original, que acontece em Munique, na Alemanha.
As principais atrações, além das comidas típicas e principalmente da cerveja, são os trajes típicos, danças, tiro ao alvo, música alemã, eleição das princesas e rainha do oktoberfest, dentre outros.