A dança de salão, conhecida também como dança social, é aquela realizada por casais em festas e reuniões sociais. Surgiu na Europa, durante o Renascimento, na França e teria sido uma forma de diversão apreciada pela alta sociedade e pela população dos séculos XV e XVI.
Essa dança, recebeu o nome de social por ser executada por qualquer tipo de pessoa, em festas para estreitar laços de amizade, romance, parentesco, etc. O termo salão foi inserido porque os dançarinos precisavam de amplos espaços para realizar suas performances e também porque foi nos salões da corte que esse estilo de dança foi valorizado e trazido para as Américas, África e Ásia, pelos colonizadores.
No Brasil, as danças de salão mais populares são Bolero, Tango, Zouk, Salsa, Lambada, Samba de gafieira, Forró, Vanerão (dança gaúcha), Soltinho. Existem até aquelas que foram criadas no país, como o forró.
Em outros países, temos a presença do Tango na Argentina, o Swing nos Estados Unidos, etc.
A dança de salão veio para o Brasil no século XVI, pelos colonizadores portugueses e também por imigrantes europeus que trouxeram sua cultura para os brasileiros. Os estilos de danças europeus foram incorporados às danças que já eram realizadas no país, dando origem a novas danças típicas populares brasileiras.
Dessa mistura, originou-se o maxixe, que auxiliou no surgimento do samba de gafieira. Entre o século XIX e XX, as danças populares eram a polca, a valsa, a mazurca, a quadrilha (mais tradicional e refinada para os salões da burguesia e posteriormente se transformou nas quadrilhas caipiras), a contradança e o xote. No século XX, os eventos realizados se transformavam em bailes e as pessoas tinham oportunidade de conhecer pessoas, namorar, conversar diversos assuntos e se divertir.
Com o aparecimento das discotecas, a dança de salão deixou de ser popular, principalmente nas cidades grandes e os bailes tradicionais onde os casais dançavam juntos deixou de ser destaque. Passou a ser praticada por pessoas mais velhas, conservadoras e de classe baixa. Desde a década de 1980, passou a ser privilegiada, ganhou força e aos poucos adquiriu destaque na vida da população brasileira e também de várias pessoas pelo mundo.
Através da dança de salão, o indivíduo poderá ter um melhor condicionamento físico, pois essas danças trabalham o corpo, proporcionando maior flexibilidade, força e resistência. Além disso, é uma dança que incentiva a socialização, aumenta a auto-estima, iniciativa, concentração e a diversão.
Existem tipos variados de danças de salão que podem ser divididos, de acordo com a Federação Internacional de Dança Esportiva em danças latinas e clássicas.
Essas danças, geralmente, são praticadas em competições, mas existem outros tipos, tais como a cumbia, calipso, tango argentino, bolero, milonga, salsa, polca, zouk, flamenco, dentre outras.
A dança esportiva é a dança de salão internacional reconhecida como um esporte olímpico, desde 1997. Portanto, existem regras para os participantes entrarem na competição. Geralmente, os dançarinos devem realizar as danças clássicas e latinas perfeitamente para adquirir uma pontuação e ser o vencedor. Existem outros tipos de dança competitiva tais como Street Dance, Salsa, Tango Argentino, Dança em cadeira de rodas, etc. Além de competições abertas ao público e dedicada a vários estilos ou apenas um.
Competições em que são realizadas várias danças com estilos diferentes. Um exemplo é a So You Think You Can Dance, um reality show que acontece nos Estados Unidos desde 2005 e é apresentado por canal de TV por assinatura. É uma competição de dança semelhante ao ídolos no Brasil, em busca dos melhores talentos da dança na América. Os participantes são selecionados e toda semana devem aprender com um parceiro diferente um estilo novo. Podem ser apresentados todos os tipos de dança tais como hip-hop, salsa, jazz, ballet, etc.
São competições de dança de salão e latina. Um exemplo Dancing With The Stars, um programa de sucesso nos Estados Unidos e também em Portugal. São escolhidas 11 famosos para participar da competição, com várias performances e participações de artistas especiais. Além dele, existem outros como Bailando por um Sonho (apresentado por Silvio Santos) e a Dança dos Famosos (apresentado por Faustão).
Dança dos Famosos
No Brasil, um quadro popular da TV é o Dança dos Famosos, que surgiu em 2005. É um competição inspirada no britânico Strictly Come Dancing, apresentado no programa Domingão do Faustão. Pessoas famosas são selecionadas para apresentar coreografias e competir entre si. Os casais são avaliados por um juri e também pelo público que seleciona o melhor de acordo com suas performances na dança de salão.
Os participantes recebem durante a semana um treinamento de um professor profissional para apresentarem aos domingos. Se o casal tiver acumulado poucos pontos, poderá ser eliminado da disputa.
São aquelas que possuem um único estilo de dança. Como ballet, sapateado, Dança gaúcha, dança escocesa, de equipe, campeonato mundial de street dance, etc.