O forró é um estilo de dança e gênero musical influenciado por africanos e europeus, fruto de ritmos musicais tais como baião, xote e xaxado. É uma das danças típicas mais populares do Brasil, relacionada à região nordeste que extraiu e espalhou para o país os embalos de um ritmo ora lento, ora rápido, recheado de instrumentos como o triângulo, a sanfona e a zabumba. Comemora-se o Dia Nacional do Forró em 13 de dezembro com festas relacionadas à data.
Mas, o surgimento dessa dança típica é controversa. Alguns acreditam que o termo teria origem americana, quando operários das estradas de ferro do nordeste se reuniam para dançar. Os ingleses que administravam as empresas chamavam a festa de ‘for all’ (para todos) e os nordestinos entendiam como forró.
Outros afirmam que o estilo seria proveniente da palavra ‘forrobodó’, festas realizadas pelos nordestinos com danças, que já aconteciam antes da chegada dos ingleses. Contudo, algo comum nessas histórias é a presença de um ritmo quente, uma dança que transmite uma onda de alegria e movimento.
Na década de 80, com o surgimento do forró eletrônico, novos instrumentos foram agregados à música, tais como a guitarra e o contrabaixo. Assim, outros tipos de públicos começaram a aderir a dança. O forró é muito curtido em shows, festas nordestinas e festas juninas.
Para os iniciantes, assistir a vídeos, apresentações, pedir para alguém mais velho ensinar ou se matricular em uma escola de dança é um dos primeiros passos para iniciar a dança.
O forró é uma dança divertida, onde os pés dos dançarinos ficam paralelos, ambos um de frente para o outro. O homem abraça a mulher, sendo que uma de suas mãos fica na mão da parceira e a outra no meio das costas. A outra mão da mulher ficará no ombro. Em seguida, eles podem alternar os passos com as pernas esquerda e direita para frente e para trás. Outro passo básico é dar voltas pelo salão e giros, seguindo a sequência de dois passos para o lado esquerdo e dois para o direito.
Através dos tipos diferentes de forró, o dançarino consegue trabalhar em seu corpo a respiração, o equilíbrio, a postura e também uma proximidade maior com seu parceiro de dança.
O forró pé-de-serra é um estilo de forró tradicional, inspirado em ritmo sertanejo, que surgiu na região nordeste, nos anos 40. É tocado com instrumentos básicos como sanfona, triângulo e zabumba. As músicas são dançadas com giros simples. O forró pé-de-serra é uma das atrações das festas do Nordeste.
Principais Cantores e Bandas de Forró Pé-de-Serra
Teria surgido nos anos de 1975 e se prolongou até 1990. É um estilo mais urbano e moderno criado por jovens da região sul que tocavam e dançavam um tipo diferente de forró pé-de-serra, fortemente influenciados por estilos de rock, pop, samba, funk e reggae. Os passos da dança eram mais complexos, com giros e movimentos característicos do xaxado, baião e xote. Geralmente, os instrumentos utilizados são violão, percussão, contrabaixo, bateria, órgão eletrônico, dentre outros.
Principais Cantores e Bandas de Forró Universitário
Surgiu nos anos de 1990, com ênfase na estilização e atração utilizando instrumentos eletrônicos, como contrabaixo, órgão eletrônico e a guitarra. É conhecido também como Oxente Music e Forró Estilizado. Os cantores fazem shows espetaculares com muito brilho e luz. Os passos são mais ousados e geralmente as bandas são formadas por músicos e bailarinas com roupas coloridas e cheias de brilho.
Principais Cantores e Bandas de Forró Eletrônico